terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

“Lotearam a Câmara em favor da atual Mesa Diretora”, Silvano Batista, vereador

Deise Bastos Pasquarelli
para o Diário de Catalão 15.12.2010


Em entrevista exclusiva ao Diário de Catalão, Silvano comenta sobre os bastidores da reeleição do vereador Deusmar Barbosa para presidência da Casa.


Uma colcha de retalhos reúne diferentes tecidos e cores, cujo propósito único é proteger do frio. O fio que tece e une os pequenos pedaços de pano é que deve ser forte, de fibra.
Em nome da parcela de responsabilidades pertinentes a cada político que ajudamos a eleger através do voto – nossa parte nesta história, é que vamos adentrar no clima de uma reeleição que, de acordo com Silvano, aconteceu envolta em  discórdia e desencontros. Este foi o relato de Silvano sobre a noite de 14 de dezembro de 2010, na “Casa do Povo”.
A Chapa
Uma nova Chapa renovada foi composta e apresentada no prazo estabelecido, mas não foi aceita. “Fiz tudo de acordo com a Lei”, explicou Silvano ao elencar passo a passo do processo que fez logo no início da Sessão Especial.
Primeiro passo: pleitear o registro da Chapa e, havendo impugnação da Mesa diretora, reafirmar o pedido de registro; Segundo passo: Em caso de cédula de votação, verificar se existe o quadro “não”. Caso não exista, registrar os seus protestos, impugnando a cédula de votação; Terceiro passo: Articular para que  os colegas votem pelo “não” (com cinco votos ou mais); finalmente, orientar aos vereadores que votaram pelo “não” para que registrem em ata o seu voto “não”. “ Foi o que fiz”, informou.
Silvano conta que, ao final de toda articulação, a Mesa rejeitou e os vereadores não corresponderam  à fidelidade selada entre eles. “Lotearam a Câmara em favor da atual Mesa Diretora”, reforçou indignado.
Improbidade
De acordo com os processos com vista pública postados no site do Ministério Público de Goiás,  o vereador Deusmar -  reeleito para presidência da Casa -, responde por improbidade administrativa. No contexto, o vereador Silvano Mecânico entrará com mandato de segurança via  ministério Público, para revisão e devida anulação desta eleição, incluindo pedido de auditoria na Câmara de Catalão. “Já se fala que deve acontecer nova eleição para que haja transparência e eu vou lutar por isso”, finalizou.
Ainda, Silvano disse que contará com  o endosso do também vereador Rodrigão no mesmo documento, reforçando a seriedade destas partes da oposição.
Renovar
O vereador Silvano esclareceu que um dos pilares de sua campanha à presidência da Câmara trata de Projetos Sociais. “Veja bem, se pegarmos o duodécimo que a Câmara recebe, equivalente a R$ 700 mil reais e revertermos para projetos sociais em parceria com o Executivo, entidades assistencialistas e outros, daria para ter o direcionamento em prol da habitação, por exemplo, construindo casas ou na educação, com cursos profissionalizantes, contando até mesmo com a participação dos próprios vereadores”, desenhou Silvano rapidamente e com entusiasmo remedou: “Aglutinar forças políticas num momento tão importante seria o divisor de águas para Catalão. Com apoio do prefeito Velomar e parceria certeira do Deputado Jardel Sebba, lutaríamos pela ampliação do DIMIC, pela construção do desejado anel viário. Mas, com este racha dentro da Casa, fica inviável pensar em grupo”, pontuou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário