terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Marconi Perillo, Governador que assumirá a partir de amanhã o comando do Estado de Goiás, fala dos planos para a gestão 2011/2014.

Deise Bastos Pasquarelli
para o Diário de Catalão em 31.12.2010


Em entrevista exclusiva, realizada dia 30, o futuro governador de Goiás atende ao DC e gentilmente  expõe suas ideias ao responder nossos questionamentos.




“É sempre um prazer muito grande falar aos amigos e leitores do Diário de Catalão. Fruto do trabalho, do esforço e da determinação de toda a família do Dikson, é um veículo que já trouxe e certamente ainda trará muitas alegrias ao povo de Catalão e de toda a região Sudeste. Quero, muito em breve, compartilhar novamente alguns bons momentos ao lado de toda a equipe. Um grande abraço a todos, boa sorte no ano que se inicia e continuem tendo, em mim e nos meus parceiros de Catalão – que não têm medido esforços para que o nosso contato seja frequente –, grandes amigos para o sucesso do nosso Diário!”. Marconi Perillo

Marconi Perillo. Foto:Wagnas Cabral



- Quais nomes foram aventados para ocupar cadeiras em seu governo e em quais posições?
Acabamos de anunciar o catalano Mauro Faiad para ocupar a secretaria de Ciência e Tecnologia, que terá um papel fundamental no nosso governo. Maurinho estará comandando, por exemplo, os Centros Tecnológicos que vamos implantar em todo o Estado. Além disso, estará sob sua tutela o Centro de Ensino Profissionalizante Aguinaldo de Campos Netto, localizado no Distrito Mínero-Industrial de Catalão. Ao longo das próximas semanas, estaremos anunciando outros nomes da cidade e da região em outros postos importantes. Faremos o melhor governo da vida dos goianos; podem ter certeza!

- Thiago Peixoto não é de Catalão, mas teve apoio significativo de Adib e Adriete Elias durante a campanha do último pleito. Figurou nas propagandas impressas, teve apoio formal. O que motivou o governador a fazer-lhe  o convite para a secretaria de Educação, sem considerarmos  o trabalho extremamente relevante realizado por ele na Assembleia e em prol da educação?
Procurei os melhores nomes para cada área do nosso governo. Thiago Peixoto se destacou nos últimos anos por sua defesa intransigente pela educação. Cumpriu na Assembleia Legislativa um mandato pautado em discussões sérias e inovadoras para a área. Sendo assim, não hesitei em convidá-lo para assumir o cargo. Goiás deve estar acima de discussões político-partidárias e sempre defendi isso. Não pensei em quem apoiou o Thiago. Pensei em Goiás. Pensei em fazermos o melhor governo da vida dos goianos.

- Com Thiago Peixoto no governo Marconi, haverá  espaço reservado também para os correligionários peemedebistas, os mesmos que assinaram embaixo do aceite da secretaria  e que possivelmente o acompanharão?
Não conversamos especificamente sobre isso. Thiago terá todo o meu respaldo para garantir, como é intenção dele também, avanços significativos na área educacional em todo o Estado.

- Dia 1 de janeiro de 2011, o Estado voltará  ao seu comando. Como o Sr. entregou Goiás em 2007 e como o Sr. imagina tê-lo de volta, pensando em CELG, obras públicas, saúde, dinheiro em caixa, saneamento (Saneago), segurança e educação?
Entregamos o Estado muito melhor do que pegamos em 1999. Consolidamos avanços em todos os setores da administração e, mais do que isso, deixamos a casa em ordem para que o sucessor continuasse avançando. Passamos por um período em que a única intenção dos políticos era desconstruir a nossa imagem e, graças a Deus e ao povo goiano, a verdade foi trazida à tona. Através de uma CPI na Assembleia Legislativa, ficou comprovado que não deixamos o tão falado déficit mensal de R$ 100 milhões. As urnas comprovaram isso. Agora, vamos logo no início do ano fazer um completo balanço da atual situação do Estado. Contudo, o que posso adiantar, com o trabalho feito por nossa equipe de transição, é que a situação não é das melhores e, talvez, vamos encontrar o Estado com mais dificuldades do que em 1999.

- Saneamento: Há planos de retomar as atividades da companhia de água em Catalão? Quais motivos o levaram a esta consideração?
Trata-se de uma discussão municipal. Não tenho detalhes de como está o serviço e a manutenção oferecida pela Superintendência Municipal. Seria leviano de minha parte discutir isso. Discussões desse porte dizem respeito à população, que aliás, não foi consultada à época da municipalização.

- Governo do PT: Como se posicionará o Governo de Goiás em relação ao governo Dilma?
Governo não faz oposição a governo. Já destaquei isso ao ministro Palocci, que responderá pela Casa Civil no governo da presidente Dilma. Não estivemos com ela na campanha, mas desde que venceu as eleições, tornou-se a nossa presidente. Goiás estará sempre de portas abertas. Da mesma forma, estarei aberto a todos os prefeitos, de todos os partidos. Já destaquei isso inclusive ao prefeito Velomar, que me ligou logo após as eleições, e espero que possamos ter um bom relacionamento. O deputado Jardel Sebba já se colocou à disposição do prefeito para ser esse elo e, se Deus quiser, desenvolveremos parcerias produtivas.

- Catalão mantém aliança partidária com o PT, cujo apoio federal tem trazido frutos à comunidade, como no caso do convênio SUS. O que o Sr. vislumbra como parceria ideal  com o PT que traga benefícios ao Estado de Goiás, além dos cartões de programas sociais e ferrovia norte-sul?
A Ferrovia Norte-Sul realmente é algo que esperamos e queremos ver concretizado. Os programas sociais foram, inclusive, sugestão nossa ao então presidente Lula, para que unificasse todos em um só cartão. O nosso trabalho será, também, para a conclusão do novo aeroporto de Goiânia e, é claro, para a recuperação das nossas rodovias. Buscaremos todo o diálogo possível, ainda, para solucionarmos de vez o problema da CELG.

- Crescimento e Economia: Haverá alguma movimentação no primeiro trimestre que seja favorável ao crescimento (área física disponível) do  Distrito Industrial localizado em Catalão? Economicamente, quais passos estão previstos em seu plano de crescimento para o Estado, para que novas empresas se instalem na cidade? Qual sua leitura de Catalão em relação a Anápolis quanto o recebimento de empresas, indústrias e outros projetos de geração de emprego e renda? Estamos prontos? Catalão tem este perfil ou precisa ajustar-se para estar no mesmo patamar de Anápolis?
Catalão não para mais. Ninguém segura Catalão. Se, ao longo dos anos, os governos conseguirem falar a mesma língua e, com isso, puderem implementar políticas de parceria, a cidade avançará ainda mais. Logo nos primeiros meses do nosso governo, iniciaremos discussões no sentido de ampliarmos o Distrito Industrial. Foi uma discussão que levantamos durante toda a campanha e uma solicitação antiga do deputado Jardel Sebba e de vários companheiros da cidade. Faremos estudos sobre como podemos ampliar a área em menos tempo. Como já disse, Catalão está preparada para o futuro, já vive o futuro, e cabe a nós dar o apoio necessário para que os avanços sejam concretizados. Com relação à Suzuki, por exemplo, já garanti ao Jardel e aos amigos de Catalão que, se depender de mim, a empresa se instalará na cidade. Aliás, permanecerá, já que existe um escritório de distribuição no DIMIC. Os executivos da empresa ainda não falaram comigo sobre isso especificamente, mas Catalão tem a logística necessária e, agora, precisamos avançar na discussão de incentivos do próprio município.

- Pleito municipal 2012. Agora é o momento de olhar adiante e reconhecer aliados em cada cidade. Quem o Sr. enxerga em Catalão, além de Jardel Sebba, que possa concorrer à cadeira como prefeito – PSDB ou aliados?
Nosso partido e os aliados têm tudo para conquistar a prefeitura de Catalão em 2012. No momento certo, e sempre sob o comando do deputado Jardel Sebba, estaremos discutindo projetos, alianças e, em um último momento, nomes para disputa.

- Planos certamente podem ser mudados -  em qualquer conjuntura - , inclusive  a política. Thiago Peixoto seria uma aliado forte se estivesse fora do PMDB nas eleições municipais 2012 – Catalão?
Caberá ao deputado Thiago Peixoto falar sobre o seu futuro político. Fizemos a ele um convite administrativo, técnico, de parceria de trabalho. As discussões políticas ficarão para o momento certo. Trata-se de um jovem de muito futuro, que engrandece qualquer partido e qualquer projeto, mas não quero e não posso entrar nessa discussão agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário