terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Obesidade é responsável por 29% dos casos de câncer no útero das brasileiras e por 20% dos tumores de esôfago em homens

Deise Bastos  Pasquarelli
para o Diário de Catalão  16.12.2010


Alimentação pode ser fator de proteção ou risco para câncer, diz INCA


O relatório Saúde Brasil 2009, divulgado pelo Ministério da Saúde (dia 15/12/10) revela que 46,6% dos brasileiros estão acima do peso e que a obesidade tem forte impacto sobre uma das doenças que já se apresenta como a segunda causa de morte no país e no mundo: o câncer. 
Em 2010/2011, estima-se que o Brasil terá quase 1 milhão de novos casos (projeção para 978.540 casos).


O documento Políticas e Ações para Prevenção do Câncer no Brasil: Alimentação, Nutrição e Atividade Física, publicado em fevereiro deste ano pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), em parceria com o Fundo Mundial para Pesquisa contra o Câncer (WCRF), revela que uma fração importante dos casos de câncer poderia ser evitada no Brasil, a partir do controle da obesidade. Segundo o relatório, a obesidade é responsável por:



·        20% dos casos de câncer de esôfago em homens no Brasil

·        26% dos casos de câncer de esôfago em mulheres no Brasil

·        25% dos casos de câncer de pâncreas em homens no Brasil

·        14% dos casos de câncer de pâncreas em mulheres no Brasil

·        8% dos casos de câncer de colorretal em homens no Brasil

·        1% dos casos de câncer de colorretal em mulheres no Brasil

·        14% dos casos de câncer de mama em mulheres no Brasil

·        29% dos casos de câncer no corpo do útero em mulheres no Brasil

·        10% dos casos de câncer de rim em homens no Brasil

·        16% dos casos de câncer de rim em mulheres no Brasil



A alimentação pode ser fator de proteção ou risco para o câncer. Frutas, legumes e verduras são considerados alimentos protetores. Já alimentos processados, sal e álcool aumentam o risco de desenvolver a doença.

  
O consumo de bebidas adoçadas, como os refrigerantes e refrescos à base de xaropes e alimentos de alta densidade energética (que contêm mais de 2 calorias para cada grama de alimento), disparou nos últimos 30 anos no Brasil, atingindo mais de 400%, no caso dos biscoitos e refrigerantes. Especialistas alegam que o consumo excessivo de alimentos como lanches tipo fast food e biscoitos, impulsionado pelo estímulo bem-sucedido da publicidade, agora tem seus resultados expressos nas estatísticas de excesso de peso e obesidade.


A Pesquisa de Orçamentos Familiares (IBGE 2008-2009) confirmou o crescimento
explosivo da obesidade no Brasil nas três últimas décadas. O estudo revelou que
metade dos brasileiros adultos apresenta peso excessivo, assim como uma em cada três
crianças de 5 a 9 anos e um em cada cinco adolescentes. Uma  situação alarmante que
implicará num aumento da parcela da população que é ou será futuramente acometida por
vários tipos de câncer.


O  controle da obesidade demanda compromissos e investimentos que passam pela regulação do estímulo ao consumo de alimentos processados. O primeiro passo seria proteger o público infantil, diminuindo as chances de que as crianças de hoje sejam futuras pacientes de câncer.


Tumores


Entre os seis tipos de tumores citados no documento Políticas e Ações para Prevenção do Câncer no Brasil: Alimentação, Nutrição e Atividade Física, três estão entre os mais prevalentes (comuns) na população brasileira - entre homens e mulheres.


Segundo estimativa do INCA, em 2010, o Brasil terá 7.890 casos de câncer de esôfago entre homens e 2.740 entre mulheres; 13.310 casos de câncer colorretal entre homens e 14.800 entre mulheres. Mama, o tumor letal mais prevalente entre as mulheres brasileiras terá 49.240 novos casos.

Em Goiás
Onde tratar-se  da doença pelo SUS (Sistema Único de Saúde):
MUNICÍPIO
ESTABELECIMENTO
Goiânia

Hospital Araújo Jorge/Hospital do Câncer/Associação de Combate ao Câncer em Goiás
Hospital das Clínicas da Universidade Federal Goiás
Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia
Anápolis

Hospital Evangélico Anápolis
Santa Casa de Misericórdia de Anápolis/Fundação de Assistência Social de Anápolis
 Fonte de endereços: www.redecancer.org.br
Em Catalão

De acordo com Rubens Gonçalves, presidente da Associação de Apoio aos  Portadores de Câncer de Catalão – a  AAPCC -, a entidade possui atualmente 57 inscritos atendidos. “A predominância é do câncer de mama nas mulheres, seguido dos casos da doença acometendo o  útero. Nos  homens, o câncer de próstata é o mais comum entre os associados”, informou.
Rubens destacou que são dez as crianças e adolescentes inscritas e atendidas neste número geral (entre 4 e 20 anos), todas em tratamento de leocemia.
“O atendimento é todo feito em Goiânia e posso dizer que 95% destas pessoas vão para o Araújo Jorge fazer seu tratamento; as demais vão para o Hospital do Cãncer, em Barretos /Ribeirão Preto”, confirmou.
Hospital do Câncer em Catalão
Segundo Rubens, cogitou-se a construção de um hospital específico para atender pacientes em tratamento de câncer, inclusive algumas reuniões foram feitas durante a campanha política do último pleito 2010. “Ideal seria que a promessa saísse do papel e a cidade realmente recebesse esse presente tão precioso”, comentou o presidente da Associação que atende, além dos catalanos, pacientes de toda região aqui do entorno da cidade.


Número de casos em Catalão
“O número de casos em Catalão ainda é desconhecido, pois em nenhum local você tem acesso a estes dados, nem pela internet, nem nos hospitais credenciados que recebem os pacientes daqui, nem na cidade de origem do paciente...”, comentou Rubens ao reforçar a importância de termos estatísticas destes casos relacionados com nossa cidade e região, já que a Associação atende pacientes de outras localidades.
O que faz a Associação em prol do doente em tratamento?
A associação interage com a família e repassa aquilo que consegue na comunidade por meio de doações: cestas básicas, bolsa de colostomia, fraldas, suplemento alimentar, itens de vestuário e alimentação perecível (frutas, legumes, verduras).
Também contribui na compra de passagens e transporte para outras localidades às famílias mais carentes e repassam medicamento mensalmente. “Em 2010, vamos fechar o ano com mais de 200 caixas de remédios variados repassados aos associados, pois muitas vezes eles não têm acesso rápido ou imediato ao medicamento de graça na secretaria de Sáude”, esclareceu Rubens.
Para ajudar
A Associação está de portas abertas para receber parceiros-doadores. “Se você tem condições de doar mensalmente, estipule um valor que não pese dentro de seu orçamento, indique o dia do mês e uma pessoa credenciada da equipe passará em endereço de sua escolha para receber”, explicou Rubens ao comentar que atualmente existem doadores mensais que contribuem com pequenas quantias, como  R$ 5,00. “Tudo é bem vindo, a gente não olha a quantidade, mas sim o interesse em colaborar”, disse.
Tire suas dívidas,  ligue na Associação no fone 3443-1108. Se quiser contribuir com itens para o bazar que funciona no local, visite a associação e leve suas doações. Rua Minas Gerais, 203, no Bairro São João.
“Para os portadores de câncer, associar-se não custa nada, basta trazer uma cópia dos documentos pessoais e do comprovante de endereço, além do laudo médico”, finalizou o presidente Rubens.


Um comentário:

  1. Este é um anúncio público para todos que querem vender um rim, temos pacientes que precisam de um transplante de rim, por isso, se você estiver interessado em vender um rim, por favor entre em contato conosco em nosso e-mail em iowalutheranhospital@gmail.com
    Você também pode ligar ou escrever para nós no whatsapp em +1 515 882 1607.

    OBSERVAÇÃO: Sua segurança está garantida e nosso paciente concordou em pagar uma grande quantia de dinheiro para qualquer pessoa que concordar em doar um rim para salvá-lo. Esperamos ouvir de você, para que você possa salvar uma vida.

    ResponderExcluir